A 17 de outubro de 2023 assinala-se o 20º aniversário da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO. Neste âmbito, a DireçãoGeral do Património Cultural (DGPC) está a preparar um programa de iniciativas que vai decorrer durante todo o ano, intitulado “PORTUGAL IMATERIAL: Convenção UNESCO 2003-2023”. O programa desenvolve-se em três grandes momentos: “O Encontro”, “O Território” e “A Festa”.
O primeiro momento decorre já no próximo dia 3 de abril, a partir das 10h00, no Palácio de D. Manuel, em Évora, com a realização de “O Encontro”. O programa desta iniciativa conta com a participação de um conjunto de intervenientes relacionados com o património cultural imaterial em Portugal. Tem por objetivo fazer uma reflexão sobre as dinâmicas deste património, como o papel dos detentores dos saberes e práticas, a sua relação com a vida dos museus e com a sustentabilidade. A DGPC tem como parceiros institucionais neste Encontro, a Câmara Municipal de Évora, a Comissão Nacional da Unesco e Évora Capital Europeia da Cultura 2027.
Dirigido a todos os interessados no património cultural imaterial, o evento será acompanhado presencialmente por mais de uma centena de participantes e terá transmissão em direto pelo canal do Youtube do Património Cultural.
O segundo momento, “O Território”, está previsto iniciar em maio e decorrerá até final do ano, com a disponibilização de uma plataforma digital no website da DGPC, em que se pretende criar um local de divulgação e partilha dos diferentes acontecimentos que ocorrem nas várias zonas do país e que celebram o património cultural imaterial.
O terceiro momento deste programa, “A Festa”, decorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro, em Lisboa, com várias iniciativas abertas ao público em geral, como concertos, performances, workshops, mostras, espaços de gastronomia, todas elas alusivas a manifestações de património cultural imaterial.
O programa para o primeiro momento, intitulado “O Encontro” é o seguinte:
10h00 – Sessão de Abertura – Carlos Pinto de Sá (Presidente da Câmara Municipal de Évora), Ana Paula Amendoeira (Diretora Regional de Cultura do Alentejo), Embaixador José Filipe Moraes Cabral (Presidente da Comissão Nacional da UNESCO) e Rita Jerónimo (Subdiretora da Direção-Geral do Património Cultural).
10h45 – 1.º PAINEL: O Património Cultural Imaterial em Portugal e a Convenção UNESCO 2003-2023 – Moderador Fátima Roque (Direção-Geral do Património Cultural), Convenção da UNESCO e salvaguarda do Património Cultural Imaterial, com Clara Cabral (Comissão Nacional da UNESCO), Leituras atuais da Convenção UNESCO (2003): entre discurso e ação, com Maria Filomena Gonçalves (Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional), Património Cultural Imaterial: desafios e estratégias da DGPC, com Rita Jerónimo (Direção-Geral do Património Cultural)
11h30 – Pausa
11h45 – 2.º PAINEL: Vozes do Imaterial. Os detentores do Património Cultural Imaterial em Portugal – Moderador Marta Prista (CRIA – Universidade Nova de Lisboa), Ponte… nas Ondas! Um modelo para o mundo, com Esmeralda Carvalho e Santiago Veloso (Associação “Ponte… nas Ondas”), Memoriamedia: um e-museu em diálogo com praticantes e comunidades, com José Barbieri (Memória Imaterial, CRL)
12h15 – Debate
ALMOÇO
14h30 – 3.º PAINEL: Museus e Património Cultural Imaterial – Moderador Ana Carvalho (CIDEHUS – Universidade de Évora), O Museu de Etnografia e o Património Cultural Imaterial: essência ou resiliência!, com Celina Bárbara Pinto (Museu da Terra de Miranda), Registando o intangível: as experiências do Museu Carlos Machado, com João Paulo Constância (Museu Carlos Machado – Açores) e Pensar o Património Cultural Imaterial à luz do Regulamento de Património Cultural do Município de Portimão, com Ana Ramos (Museu Municipal de Portimão).
15h15 – Debate
15h45 – 4.º PAINEL: Património Cultural Imaterial e Sustentabilidade: Interseções – Moderador Maria Cardeira da Silva (CRIA – Universidade Nova de Lisboa), Acerca da capacidade de salvaguardar e sustentar a reprodução do Património Cultural Imaterial, com Filipe Themudo Barata (Universidade de Évora), A Convenção de 2003: um instrumento de desenvolvimento para resiliência e empoderamento das comunidades rurais, com Júlio Sá Rêgo (Centro em Rede de Investigação em Antropologia [CRIA-ISCTE]), Património imaterial e sustentabilidade, uma relação de reciprocidade, com Francisco Madelino (Fundação INATEL) e O Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e a sustentabilidade: lugares comuns, com Ana Saraiva, Marta Costa, Paulo Maximino, Rita Guimarães e Rogério Abreu (Direção-Geral do Património Cultural).
16h45 – Debate
17h30 – Visita orientada ao Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo pela Diretora, Sandra Leandro