O mês de abril do presente ano apresentou valores normais em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação.
No final do mês verificou-se em relação ao final de março uma recuperação significativa dos valores de percentagem de água no solo. Na região Sul ainda se mantêm valores inferiores a 20% em especial nas regiões do Baixo Alentejo e Algarve.
De acordo com o índice PDSI no final de abril verificou-se uma diminuição da área em seca meteorológica e da sua intensidade. Desta forma apenas as regiões a sul do rio Tejo se mantêm em situação de seca. Assim no final de abril a distribuição percentual do índice de seca no território é a seguinte: 3.7 % na classe de seca severa, 27.9 % na classe de seca moderada, 26.4 % na classe de seca fraca, 23.7 % na normal e 18.3 % na classe de chuva fraca.
Segundo os dados fornecidos pelo IPMA, o distrito de Portalegre encontra-se em situação de seca fraca, já o distrito de Évora está maioritariamente em situação de seca moderada, por fim o distrito de Beja está em situação de seca moderada, apresentando uma pequena zona (no seu extremo sul) que se encontra em seca severa.