A I Conferência Internacional de Astroturismo Starlight vai decorrer de 8 a 11 de setembro, no Auditório do Espírito Santo da Universidade de Évora. A cidade portuguesa, Património Mundial da UNESCO, é o enclave ideal e pertence ao primeiro território certificado como Destino Turístico Starlight Dark Sky @ Alqueva.
O evento reunirá mais de uma centena de personalidades e agentes ligados ao turismo de todo o mundo. O seu objetivo é continuar a procurar uma resposta para os inúmeros desafios que estão a surgir no campo do astroturismo, bem como continuar a estabelecer diretrizes para a defesa do céu noturno e a disseminação do conhecimento astronómico.
Este congresso é organizado pela Starlight Foundation e Associação Dark Sky, em co-organização com a Universidade de Évora / CIDEHUS e com a participação da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas e com o apoio de parceiros como Sharish Gin, Câmara Municipal de Mourão, Casa da Cumeada, Centro de Ioga – Áshrama Évora Dhyána e Vinhos Louro.
A programação do I Congresso Internacional Starlight começa no dia 8 com o IV Encontro Starlight de Astroturismo e II Encontro Starlight de Guias e Monitores, com a participação das Reservas Starlight e Destinos Turísticos, outros credenciamentos Starlight e Monitores e Guias, que se vão reunir para trocar experiências e discutir questões associadas ao desenvolvimento e implantação de destinos certificados pela Starlight Foundation.
Além disso, para continuar o caminho do Encontro Starlight anterior que aconteceu em 2019 no Monasterio del Olivar em Teruel, esta quarta edição tentará compartilhar preocupações e perspectivas para a próxima década. Este encontro é uma excelente oportunidade para compartilhar experiências e estabelecer diretrizes para o futuro.
A conferência principal terá lugar nos dias 9 e 10 de setembro, no Auditório do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora e contará com um painel internacional de oradores. Serão discutidos temas fundamentais para o desenvolvimento de destinos de astroturismo como sistemas dinâmicos e complexos que devem promover o aprimoramento de seu principal recurso, o céu noturno. Nenhum tipo de turismo pode ser sustentável se não incorporar os pilares da sustentabilidade no seu conceito. É por isso que o debate de ideias, conceitos e visões é importante para que este conceito, tanto na sua versão mais restrita como na sua versão mais ampla, possa responder aos desafios da sustentabilidade e de um novo modelo de turismo como o turismo científico em particular o astroturismo.
O programa inclui uma mesa redonda de Membros Afiliados da OMT, da qual participarão membros do Grupo de Trabalho de Turismo Científico liderado pela Fundação Starlight; uma área de imprensa internacional sobre comunicação e ciência; e um Pacto para apoiar o ODS18 “Qualidade do Céu e Acesso à Luz Estelar” será lançado em colaboração com a BPW Espanha.
À noite, o programa inclui no dia 9 de setembro uma visita ao Observatório Oficial Dark Sky® Alqueva, localizado na Aldeia da Cumeada, e no dia 10 de setembro o Jantar de Gala que incluirá a cerimónia de entrega dos 2020 Starlight Awards.
Tendo como cenário o território Dark Sky® Alqueva, o programa do 11 de setembro é marcado por momentos de lazer em Évora e Mourão, iniciando o dia com programas que vão permitir aos participantes optar entre uma visita guiada à cidade de Évora ou “mãos à obra trabalhar “e aprender a preparar iguarias regionais com um guia local.
A partir da tarde, pode visitar o Castelo de Mourão onde terá lugar a Starlight Party Alqueva com workshops temáticos, prova cega de vinhos “Via Vínica da Via Láctea”, ioga ao pôr-do-sol, observação solar, palestras inspiradoras e mais atividades, em responsável pelos guias Starlight- Dark Sky @ Associação. Um momento dedicado à contemplação deste maravilhoso universo que nos rodeia. E nada melhor do que terminar a noite observando o céu profundo na companhia de guias especializados
Fonte/foto: fundacionstarlight