18.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Setembro 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Évora é um dos locais mais bonitos de Portugal, é um local muito turístico a segurança é um ativo importante”.

Évora, 01 de agosto de 2024 – O Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública (PSP) celebrou hoje o seu 149º aniversário com uma Sessão Solene realizada no anfiteatro do Colégio Espírito Santo, na Universidade de Évora. A cerimónia contou com a presença de várias personalidades de destaque, incluindo o Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, o Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luís Carrilho, e o Comandante Distrital de Évora, Superintendente José Simão. O evento reuniu representantes de diversas instituições civis e religiosas, bem como das forças de segurança, que se juntaram para homenagear a história e o serviço contínuo da PSP em Évora e Estremoz.

A Rádio Campanário marcou presença na cerimónia e falou com o Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luís Carrilho, que expressou a importância da celebração e o compromisso da PSP com a segurança da população.

“Muito obrigado à Rádio Campanário, não só por estar presente no aniversário da Polícia de Segurança Pública de Évora, 149 anos ao serviço da população. E tal como todos os jornalistas que também estão ao serviço de informar a população, é para nós uma grande honra celebrarmos com a população, celebrarmos com os autarcas, celebrarmos também com o Comando Distrital, tivemos a presença do Sr. Secretário de Estado.

Homenageamos hoje também o grande trabalho que todas as mulheres e homens da Polícia de Segurança Pública fazem diariamente com a população que reside aqui, mas também para com a população que escolheu Évora, ou  o distrito de Évora, para morar e os que escolhem para visitar,” afirmou Luís Carrilho.

 Destacou ainda a importância de Évora como destino turístico e a segurança como um ativo essencial. “Porque Évora é um dos locais mais bonitos de Portugal, é um local muito turístico e, como é natural, sendo a segurança um ativo muito importante do país, é um ativo económico, é um ativo cultural e é, sobretudo, um ativo que contribui para a liberdade das pessoas. A qualidade dos nossos recursos humanos, dos nossos polícias e do pessoal técnico de apoio à atividade operacional tranquiliza-me porque conseguem diariamente dar a segurança às pessoas, às famílias, aos estudantes, aos professores, aos comerciantes, aos mais idosos, aos mais novos, a toda a população para continuarem a fazer a sua vida,” acrescentou.

Carrilho reconheceu que a criminalidade não pode ser eliminada por completo, mas enfatizou a importância da proximidade da PSP com a comunidade para a prevenção e intervenção. “Infelizmente não conseguimos ter uma taxa zero de crime. O que fazemos é, por intermédio de uma proximidade com a população, prevenirmos os crimes e estarmos disponíveis para ajudar quando surgem incidentes ou eventos ou factos que possam perturbar a vida em sociedade. E aí reprimimos. Temos várias valências, somos uma polícia integral. Seja por intermédio do policiamento e do patrulhamento de proximidade, seja por intermédio da investigação criminal e contribuímos para o bem da população,” concluiu.

Populares