Evocar a memória de eruditos que marcaram o património cultural do Alentejo e do mundo tem sido o grande propósito deste projeto que tem decorrido entre os meses de abril e maio de 2023.
Segundo o Município de Évora, a última conversa irá realizar-se no dia 26 de maio, pelas 18h30, no Convento dos Remédios, dedicada a Antunes da Silva, a qual conta com a presença de familiares do homenageado, de um estudioso sobre a sua obra e, também, com a leitura de textos do erudito, encerrando assim este ciclo de conversas.
Autores como Carmen Balesteros, Maria Beatriz Serpa Branco e Túlio Espanca, nomes ligados a Évora, têm sido celebrados através de uma simulação de programas radiofónicos e da exposição “Memórias de Eruditos Além-Tejo”. A conversa anterior foi dedicada ao grande historiador e autodidata Túlio Espanca, antecedida da inauguração de uma exposição em homenagem aos 110 anos do seu nascimento, que estará patente ao público até ao final do ano.
“Em Ebura – A Conversa que Faltava”, mais do que um primeiro ciclo de programas radiofónicos, com guiões da autoria de Maria Luísa Silva e de Gisélia Silva com o apoio e a produção da Câmara Municipal de Évora – Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial, tem sido o pretexto para lembrar e divulgar estes trabalhadores da Cultura, cujos denominadores comuns são a Língua, o Alentejo e a Cultura.