O KC-390, vocacionado para fins militares e civis e para tarefas de transporte e missões de salvamento, é o maior projeto aeronáutico criado em Portugal, envolvendo as duas unidades da Embraer localizadas em Portugal e a fábrica de componentes de Évora.
Iniciado há seis anos, o projeto do KC-390 é o primeiro programa de aeronáutica com engenharia portuguesa, envolvendo a fábrica de componentes em Évora.
Um projeto que contou com a contribuição de 170 engenheiros portugueses na conceção, design e cálculos das peças que compõem o avião, tendo sido apresentado em Alverca, nas instalações das OGMA, como a maior aeronave de carga alguma vez produzida pela Embraer, contanto com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
É a primeira vez que Portugal participa de tal forma no desenvolvimento de uma aeronave, algo que se espera que promova a criação de condições de base para atrair novos projetos e investimentos no setor aeronáutico.
De salientar que Portugal, é um dos 30 países que assinou uma carta de intenção de compra de até seis aeronaves.
O KC-390 está vocacionado para fins militares e civis e para tarefas de transporte e missões de salvamento. O projeto visa, em princípio, substituir o conhecido C-130.
Apresentado como o maior projeto liderado pela indústria aeronáutica brasileira, este avião tem um comprimento de 35,2 metros e uma largura (com asas) de 35,05 metros. Está capacitado para uma diversidade de tarefas, desde transporte de equipamento militar e de cargas civis até ao combate a incêndios.