Os Presidentes dos Municípios de Hiroshima e de Nagazaki, em conjunto com a “Mayors for Peace”, organização internacional que reúne 8.374 cidades de 166 países ou regiões, de que a Câmara Municipal de Évora faz parte, tornaram público um “apelo à resolução pacífica dos conflitos armados e à eliminação das armas nucleares”.
O Presidente da Cãmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, na qualidade de membro da “Mayors for Peace”, apoiou e subscreveu o apelo em nome da Autarquia de Évora.
Este apelo, agora divulgado pelo Presidente e Vice-Presidente da organização “Mayors for Peace”, lamenta todas as vítimas e apela a um cessar-fogo o mais urgente possível.
De igual modo apelam à “resolução pacífica dos conflitos armados e à eliminação das armas nucleares, um apelo que surge por ocasião da passagem de dois anos sobre a data do início da invasão da Ucrânia por parte da Federação Russa, que originou uma guerra sem fim à vista.
A rede Mayors for Peace (organização não-governamental fundada em 1982 pelas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, na sequência do bombardeamento atómico de 1945), tem como missão alcançar um mundo sem armas nucleares, construir cidades seguras e resilientes e promover uma cultura de paz, fazendo chegar às gerações mais novas as experiências vividas pelos sobreviventes dos ataques nucleares.