O Equipamento Municipal de Apoio ao Hospital do Espírito Santo para Doentes Covid-19 (EMA HESE), já recebeu 84 pacientes após um mês do seu funcionamento, segundo dados de 8 de fevereiro.
Recorde-se que a primeira entrada de um doente nesta enfermaria ocorreu no dia 9 de janeiro.
A Câmara Municipal de Évora informa que esta estrutura tem uma ocupação média diária de 10,8 utentes, tendo-se verificado somente por uma vez uma ocupação máxima de 16 doentes. Sendo que a estrutura tem capacidade para suportar o dobro.
Dos 84 pacientes que já estiveram internados do EMA HESE, 18 são do concelho de Évora, 13 de Reguengos de Monsaraz, 10 de Vendas Novas, 9 de Montemor-o-Novo.
Em média, os pacientes permanecem nestas instalações 3,8 dias antes de terem a respetiva alta médica.
Entretanto segundo os dados mais recentes, o concelho de Évora tem vindo a acompanhar a tendência nacional de descida do número de pessoas infetadas com o Covid-19. A título de exemplo, em Évora registaram-se 129 novos casos na semana de 31 de janeiro a 6 de fevereiro quando de 17 a 23 de janeiro os números indicavam 408, naquele que foi até agora o período mais dramático no concelho desde o dia 13 de setembro.
Relativamente à incidência cumulativa no concelho de Évora, segundo o Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo, mostra que de 24 de janeiro a 6 de fevereiro confirmaram-se 392 novos casos de pessoas infetadas, o que representa uma IC (novos casos 14 dias/população 100.000) de 747,7.