O grupo AIRE estará presente no Festival Desdobra-te, a decorrer em Évora no próximo fim-de-semana, promovendo as danças tradicionais do município de Porto de Mós. No sábado 27, a professora Marisa Barroso, mentora do projecto, dará uma oficina a ensinar as danças, às 15h, na Sala dos Leões (Paços do Concelho), havendo depois baile à noite, às 22h, com os músicos do grupo AIRE na Sala 8 dos Antigos Celeiros da EPAC, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.
Nascido entre as voltas da serra e os muros do castelo, AIRE é um colectivo que se dedica à recriação do repertório dos grupos folclóricos de Porto de Mós. Integrado no projecto “Danças de Porto de Mós”, promovido pelo município de Porto de Mós, o grupo AIRE, pela recriação contemporânea dos sons tradicionais da Alta Estremadura, traz uma nova sonoridade às músicas recolhidas pelos ranchos – mantendo ligação com as raízes populares – e dá continuidade ao baile tradicional.
Este trabalho de recolha e reinvenção musical ficou fixado no disco “Danças de Porto de Mós”, editado a 17 de Setembro deste ano pela Sons Vadios, com a participação artística de Marisa Barroso (professora de dança e investigadora, estudo e recolha do repertório das danças tradicionais), Anne Clément (flautas de bisel e voz), Emiliana Silva (violino), Rafael Gomes (concertina), Samuel Louro (bateria e percussão) e Sara Vidal (voz, harpa celta e guitarra).