A Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Igreja de São Francisco, de Évora, organizam concerto com a obra ‘VIA CRUCIS’, de Franz Liszt (1811-1886), para piano solo, interpretado pelo pianista Amílcar Vasques-Dias, que terá lugar na Semana Santa, dia 13 de abril, pelas 17 horas, na Igreja de São Francisco.
Franz Liszt, após uma estada em Roma em 1878, compôs VIA CRUCIS (VIA SACRA) entre 1878-79, uma das suas últimas obras. A versão original era para coro misto, solistas e órgão, mas, posteriormente, fez uma versão para coro misto, solistas e piano, e ainda uma outra para piano solo.
VIA CRUCIS é um caso especial na obra de Liszt, principalmente por se tratar de uma composição de grande serenidade, mas também porque atinge os limites da tonalidade até então vigente. VIA CRUCIS combina canções em uníssono (Estações I e XIV) e corais inspirados nos corais de J. S. Bach (Estação VI), enquanto outras estações consistem em órgão ou piano solo.
A obra só foi editada 50 anos após a sua morte, por iniciativa de uma Associação Coral inglesa.
O exercício da Via Sacra consiste na prática devocional religiosa, muito usual no período da Quaresma, na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, ou também de forma física, as catorze estações ou passos realizados por Jesus durante sua caminhada para a crucificação, meditando, em simultâneo, na Paixão de Cristo.
Fonte: DRCA