As habitações sociais nos bairros da Malagueira e Humberto Delgado, em Évora, estão mais perto de ser recuperadas. A Rádio Campanário falou com o presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, que anunciou que a autarquia tem candidaturas (apresentadas, aprovadas ou já em execução) ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Habitação Social, na ordem dos 3 milhões de euros.
A primeira candidatura apoiada pelo PRR foi a requalificação de 38 habitações no Bairro das Corunheiras, propriedade da empresa municipal Habévora, cujas obras estão em curso desde 2021 e com execução “praticamente concluída” tem um custo de aproximadamente 500 mil euros. Segundo o autarca, “este bairro foi construído aqui há uns anos atrás, não é muito antigo, mas a sua construção teve problemas logo no início”. Estas obras permitirão melhorar os problemas detetados, mas também melhorar “janelas e fachadas”, refere.
O Edil eborense adiantou ainda que os bairros da Malagueira e Humberto Delgado, sob gestão da Habévora também irão ser alvos de uma recuperação. No total, são mais de uma centena as habitações sob gestão da empresa municipal que irão ser requalificadas.
Como resposta a questões de ordem social, a autarquia irá também assinar acordos com instituições de solidariedade social, sendo que “com a Santa Casa da Misericórdia” esse acordo “já avançou” e dará apoio “a mais de duas dezenas de habitações”, conclui o autarca.