O I Raide Hípico D. João de Saldanha, em homenagem a um dos pioneiros da criação de cavalos Puro-Sangue-Árabe em Portugal, e um dos fundadores, em 1963, do Grupo de Forcados Amadores de Évora realizou-se no dia 18 de dezembro, no Monte da Oliveirinha, em Évora, conforme divulgado pelo município.
Sob a chancela da Federação Equestre Portuguesa e da Associação de Resistência Equestre Portuguesa, a prova foi organizada pela empresa Monte da Oliveirinha – Country House e pela Al Equine Endurance, com a parceria da Câmara Municipal de Évora, e marca o regresso a Évora das provas federadas de resistência equestre.
Para além das provas federadas, de 20, 40, 60 e 80km, com velocidade controlada, o raide contou com provas não federadas para iniciados e passeio de 10km, merecendo destaque a elevada participação de jovens, o que augura um excelente futuro à modalidade.
António Saldanha, do Monte da Oliveirinha, fez questão de assinalar a intenção de repetir o evento no próximo ano, conferindo à prova um carácter internacional.