12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora Monte e Alcáçovas representam Portugal na Bulgária e integram trabalhos para construir uma cultura de paz 

O Município de Estremoz está a participar no Training Course promovido por European Network Places of Peace, juntamente com técnicos de 7 nacionalidades (Ucrânia, Holanda, Hungria, Bulgária, Roménia, Alemanha, Eslováquia), com vista à partilha de experiências e estratégias de trabalho para uma cultura de Paz, a implementar em cada um dos municípios representados.

Portugal está representado pelos sítios da Paz de Évora Monte e Alcáçovas, através dos municípios de Estremoz e de Viana do Alentejo.

O primeiro dia deste encontro decorreu em Kaynardza, uma vila no nordeste da Bulgária, na província de Silistra, perto da fronteira Romena. Esta é uma aldeia com 600 habitantes que foi retirada do domínio Otomano em 1878, após a guerra Russo-Turca de 1877-78, onde o conde Pyotr Rumyant, em representação da Imperatriz Catarina, a Grande, do Império Russo e o Musul Zade Mehemed Pasha, representante do Sultão Abdul Hamid I, do Império Otomano, assinaram o tratado de Kuçuk Kaymarca, em 21 de Julho de 1774, que pôs fim à Guerra Russo-Turca de 1768-1774, que foi devastadora para o poderoso reino Otomano.

Os trabalhos vão prosseguir ao longo de toda a semana, na Bulgária.

Populares