O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, visitou ontem, dia 17 de fevereiro, as obras de reabilitação do Teatro Garcia de Resende, acompanhado da equipa técnica responsável pela obra.
Segundo informa a autarquia, as obras terão uma data de conclusão prevista para final de março deste ano.
Recorde-se que o histórico teatro do final do século XIX, um dos mais imponentes símbolos que marcam a cultura eborense, tem estado a receber obras de profunda remodelação, sendo este considerado uma “inegável mais-valia no contexto da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027.”
O Presidente e os técnicos do Departamento de Serviços Operacionais e da Divisão de Cultura e Património puderam observar o estado da obra numa fase já bastante adiantada da sua execução, “sendo visíveis as melhorias já concretizadas ao nível da segurança, funcionalidade e conforto: segurança contra incêndios, estabilidade estrutural, redes de água e esgotos, eletricidade, ventilação, etc.”, avança o município em comunicado.
No espaço exterior ao teatro, o novo parque de estacionamento que terá capacidade para receber 78 lugares para veículos automóveis, 3 dos quais reservados a utentes de mobilidade condicionada, já está praticamente finalizado.
A reabilitação física e funcional do Teatro Garcia de Resende foi possível graças à candidatura apresentada pelo Município de Évora a financiamento pelo Programa Operacional Alentejo 2020, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, e insere-se na estratégia municipal de regeneração urbana e revitalização do Centro Histórico de Évora. O valor total do investimento ronda os 2 milhões de euros.