O Conselho Local de Ação Social de Évora (CLASE), presidido pelo Vereador Alexandre Varela, realizou uma reunião temática no dia 12 de julho para apresentar aos seus membros o Programa de Apoio a Uma Habitação Adequada. Este encontra-se inserido na Estratégia Local de Habitação de Évora, dinamizada pela Unidade de Habitação e Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Évora e visa suprimir as carências habitacionais do Concelho dos munícipes mais fragilizados economicamente.
Uma reunião em que esteve presente a Coordenadora da Unidade de Habitação e Reabilitação Urbana, Susana Mourão e a técnica da Habévora, Ana Franco, que prestaram informações e esclarecimentos sobre a temática habitacional em Évora. Informações que se centraram no que é e quem pode beneficiar do Programa de Apoio a Uma Habitação Adequada e como apresentar candidaturas. Foi também feito o enquadramento da Estratégia Local de Habitação de Évora e prestou-se informação mais detalhada acerca do programa de apoio ao acesso à habitação (PRR) e das candidaturas ao 1º Direito (sobre o qual pode saber mais em https://www.portaldahabitacao.pt/web/guest/1.%C2%BA-direito). No final, esclareceram-se ainda várias questões colocadas pelos conselheiros.
Recorde-se que a Estratégia Local de Habitação de Évora 2020/ 2026 dirige-se às pessoas e/ou agregados familiares que não dispõem de uma habitação adequada e residem em precariedade, insalubridade e insegurança, sobrelotação e inadequação habitacional, assim como, em situação de carência financeira. Para as pessoas ou agregados familiares que não têm acesso ao mercado, no âmbito do Plano Local de Habitação consubstancia-se a proposta de áreas de reabilitação urbana para o concelho de Évora 2020/ 2026 e de bolsa de reabilitação de edificado a custos controlados. Pode conhecer mais sobre este Plano Local de Habitação e sobre o trabalho da Unidade de Habitação e Reabilitação Urbana aqui: https://www.cm-evora.pt/municipe/areas-de-acao/habitacao-e-reabilitacao-urbana/habitacao