É este ano que a Câmara Municipal de Évora, em colaboração outras entidades da região, vai colocar em prática o projeto “Laços para a Vida – Casa & Companhia”.
Neste ano que é assinalado o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, a autarquia dá início ao projeto que pretende ver continuado nos próximos anos, disse a vereadora Cláudia Pereira à Rádio Campanário. O projeto visa dois públicos diferentes: por um lado os idosos, que é uma população afetada pela solidão e que tem capacidade de receber hóspedes em casa, e por outro lado os alunos da Universidade de Évora, oriundos de outras localidades, e precisem de alojamento apoiado.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/LAcOS%20PA%20VIDA_10dez.MP3{/saudioplayer}
Através da celebração de um Contrato de Comodato, a realizar entre as partes envolvidas, o sénior disponibiliza um quarto no seu domicílio para o estudante. Em contrapartida o jovem assume-se como companhia e apoio ao idoso. A primeira parceria já foi acordada, e em breve deve ficar tudo definido para mais duas participações. O projeto é desenvolvido pelo município eborense, em estreita colaboração com a Universidade de Évora e Associação de Estudantes do estabelecimento de ensino, Associação Banco do Tempo, Cáritas Diocesana, Unidade de Cuidados Familiares e ainda com a Fundação Montepio.