12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora quer cobrar taxa turística. Com que objetivo?

O tema tem estado em cima da mesa. A Câmara de Évora está decidida a avançar com a chamada taxa turística. A autarquia tem em marcha o processo que deverá conduzir à criação do regulamento que prevê a cobrança do imposto por cada dormida nas unidades hoteleiras da cidade. Mas com que intuito?

O presidente da autarquia, Carlos Pinto de Sá, justifica tratar-se de uma forma de compensar a “pegada turística” no concelho. Ou seja, o autarca diz que “se há mais turismo em Évora” também aumenta a produção de resíduos, utilização do espaço público e a pressão sobre os próprios monumentos.

Ou seja, justifica o autarca, “é preciso ter capacidade para repor essa situação e é nesse sentido que vejo a taxa turística. Algo que repõe o equilíbrio”, assume Carlos Pinto de Sá, revelando que neste momento foi concluída a primeira fase do processo, com a constituição de interessados e vai avançar a elaboração da proposta de regulamento que irá a reunião de câmara para ser posta em discussão pública. Na Comissão Municipal de Economia já foram ouvidas várias entidades da região sobre o tema.

Populares