Realizou-se no passado dia 8 de fevereiro, no Convento dos Remédios, a primeira reunião ordinária de 2024 do Conselho Municipal de Juventude de Évora (CMJE).
Entre os vários assuntos abordados na reunião, foi debatido e votado o modelo da segunda edição do Festival Jovem, que manterá a designação de “Évora Youth Fest”, para consolidar a sua marca.
O regresso deste festival é já uma certeza, entre 15 e 17 de Março, na Arena de Évora, Palácio D. Manuel e Complexo Desportivo Municipal.
A edição deste ano vai contarcom atividades variadas, deste os tradicionais concertos, passando pelo Gaming, a Stand Up Comedy e o cosplay, não dispensando o desporto e os debates.
Nesta reunião do Conselho da Juventude, tomaram ainda posse os representantes das novas entidades que integrarão o Conselho, nomeadamente a Associação de Estudantes Escola André de Gouveia, os Núcleos de Psicologia e Agronomia da UE e a Juventude do Bloco de Esquerda. Desta forma, o CMJE passa a contar com 41 representantes, merecendo destaque o facto de, depois de muitos anos, voltar a contar com representantes das Associações de Estudantes das 3 Escolas Secundárias do Concelho.
Foram ainda esclarecidas dúvidas sobre o modelo de apoio financeiro às Associações Juvenis, aprovado em sede de Reunião de Câmara Municipal de 24 de Janeiro de 2024 assim como foram dadas informações sobre o concurso da imagem gráfica do “Mês da Juventude”, que decorrerá durante todo o mês de Março, em vários pontos da cidade e Freguesias Rurais, e sobre o a iniciativa “A Liberdade ! O Legado de Abril”, que pretende juntar jovens com aqueles que têm uma experiência de vida anterior ao 25 de Abril e podem testemunhar a enorme conquista de direitos e liberdade que representou a “Revolução dos Cravos”.
Foto ilustrativa @olharconceito