A Colecção B lança um desafio a habitantes da região de Évora para participar na criação de uma Cápsula do Tempo. Quatro performers (uma realizadora, um músico e duas atrizes) e 10 habitantes da cidade sobem ao palco para criar uma cápsula do tempo, que será reaberta daqui a 25 anos. Em conjunto, escolherão 10 objetos e, seguindo um costume ancestral, irão fechá-los hermeticamente num recipiente, que dará ao futuro uma leitura do presente quando este já se tornou passado. Pode inscrever-se para ser selecionado até dia 1 de novembro.
A Cápsula do Tempo será também um espectáculo a apresentar ao público no dia 15 de janeiro de 2022, no Teatro Garcia de Resende, em Évora. Nesse mesmo dia, a CÁPSULA será enterrada e ficará inacessível por um período de 25 anos.
Em que consiste esta Cápsula do Tempo?
Quatro performers (uma realizadora, um músico e duas atrizes) e 10 habitantes da cidade sobem ao palco para criar uma cápsula do tempo, que será reaberta daqui a 25 anos. Em conjunto, escolherão 10 objectos e, seguindo um costume ancestral, fechá-los hermeticamente num recipiente, que dará ao futuro uma leitura do presente quando este já se tornou passado.
A procura de consenso e convergência na escolha dos objetos poderá revelar maior ou menor grau de concordância e de transigência mas, fundamentalmente, a capacidade de criar empatias e de cada um se ver como igual ao outro, aceitando – ou não – fazer parte do processo num plano de igualdade, em que as relações de poder prévias, sob a forma de preconceito, deixam de existir.
Será possível criar uma cápsula que represente o nosso tempo?
- Esta chamada está aberta até 1 de novembro.
- Serão seleccionados/as 10 participantes.
- Os resultados serão anunciados a todos os participantes no dia 2 de novembro.
- Os participantes já selecionados serão contactados para a realização de uma entrevista presencial, com a duração de 1h30, nos dias 6 e 7 de novembro. Esta entrevista não é de recrutamento – fará parte do processo de criação.
- Os participantes selecionados participarão em ensaios em datas a combinar (entre os dias 3 e 14 de janeiro, em Évora).
- O espectáculo irá realizar-se no dia 15 de janeiro de 2022, às 21h30, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.
Para se candidatar pode enviar um e-mail para info.capsuladotempo@gmail.com com uma pequena nota biográfica de apresentação; expressão de interesse em participar no processo de criação e no espetáculo da Cápsula do Tempo
Direção Artistica Vanda Rodrigues | Co-Criação Afonso Cruz, Jorge Rosado, Mariana Ferreira, Pedro Sousa, Tatiana Saavedra | Direção de Produção Sandra Coelho | Apoio à produção Ruben Jaulino | Apoios GARANTIR CULTURA / Ministério da Cultura, Município de Évora
Informação divulgada em https://www.coleccaob.pt/capsuladotempo