12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Quinze listas partidárias disputam os três deputados

Os 134.861 eleitores do distrito de Évora vão poder escolher entre 15 candidaturas, nas legislativas deste mês, com os três principais partidos, PS, CDU e PSD, a ‘repetirem’ os cabeças de lista das eleições de 2019.

Na próxima legislatura, após as eleições do dia 30 deste mês, o distrito vai manter três deputados, apesar de ter perdido 1.833 eleitores, face às eleições de 2019 (tinha 136.694), segundo dados da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).

O PS, que ‘conquistou’ então dois deputados, Luís Capoulas Santos, antigo ministro da Agricultura, e Norberto Patinho, ex-autarca de Portel, mantém a aposta nesta ‘equipa’, tal como a CDU, que volta a candidatar João Oliveira, que já é deputado por Évora e preside ao grupo parlamentar comunista.

O PSD não ‘foge’ a este modelo e recandidata Sónia Ramos, presidente da distrital social-democrata, à semelhança de 2019.

Outros dos partidos que se candidatam por Évora nas próximas eleições são Bloco de Esquerda (BE), com Bruno Martins como cabeça de lista, CDS-PP, liderado por Ana Costa Freitas, Chega, com Edalberto Figueiredo, Pessoas-Animais-Natureza (PAN), com Maria Alexandra Moreira, ou Iniciativa Liberal (IL), encabeçado por Maria João Cabral.

O ‘baralho’ fica completo com Livre (Maria da Glória Franco), Volt Portugal (António de Souza), RIR – Reagir, Incluir, Reciclar (Luís Manuel Eustáquio), MPT – Movimento Partido da Terra (João Borreicho), PTP – Partido Trabalhista Português (Carlos Moreira), Ergue-te (Carlos Pagará) e MAS – Movimento Alternativa Socialista (Maria Manuela Almeida).

Em 2019, de acordo com a SGMAI, PS foi o partido mais votado, com 28.371 votos (38,33%) e dois deputados, seguindo-se a CDU, com 13.980 votos (18,89%) e um deputado e o PSD com 17,38%.

O distrito registou, na altura, 74.026 votantes, o que representou uma abstenção de 45,85%.

C/Lusa

Populares