O congresso internacional, «Mármore do Alentejo: da História ao Património» realizar-se-á em Évora, nos dias 25 a 27 de outubro de 2021, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT). Num momento histórico em que a sociedade está confrontada com os novos desafios, sociais e económicos, provocados pela pandemia do Covid19, haverá a necessidade de reinventar os processos de desenvolvimento e sustentabilidade, incluindo os culturais e organizativos, indispensáveis para o progresso do conhecimento. |
O |
O Congresso Internacional tem como objetivo divulgar os principais resultados de investigação do PHIM, colmatar uma necessidade historiográfica e contribuir para a salvaguarda e divulgação de um património que é de todos nós. Organizado em diversos painéis, compreende áreas que vão desde a Arqueologia e Geologia, à História, nas vertentes da Arte e Património, da Economia e do Direito.
Neste Congresso são também motivo de abordagem as preocupações nos domínios do recurso mármore, as questões sobre a paisagem, a sustentabilidade e conservação do património, a preservação da memória coletiva, a inovação e a criação artística.
Pretende-se relevar a importância dos mármores do Alentejo, enquanto recurso natural, utilizado pelo homem ao longo da sua história, refletir perante os desafios colocados em cada um dos seus momentos cíclicos, áureos ou de declínio, e a necessidade da sua reinvenção perante futuros desafios económicos e sociais.
O estudo sobre o Património e História da Indústria dos Mármores (PHIM), iniciado em 2012, tem contribuído fortemente para criação de uma nova narrativa de matriz cultural procurando, através do conhecimento histórico e patrimonial, e da sua difusão, projetar o turismo cultural na geografia do Anticlinal (concelhos de Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa) e nos municípios limítrofes.
É deste contexto que irá decorrer o Congresso Internacional Mármore do Alentejo: da História ao Património. O caso da Indústria Portuguesa no Mercado Global das Rochas Ornamentais, nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2021, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia – PACT, Évora, de acordo com um programa bastante dinâmico e multidisciplinar que contará com a participação de investigadores do projeto e convidados nacionais e estrangeiros.
O Congresso procura ir ao encontro dos interesses do público especializado e não especializado, abrangendo os empresários e os técnicos da indústria das rochas ornamentais, a comunidade académica e os decisores políticos da região. É objetivo da Comissão Organizadora convocar todos a participarem neste importante fórum de discussão sobre a história e futuro de um recurso natural – o Mármore – com valor estratégico para Portugal e, em particular, para o desenvolvimento social e económico da região do Alentejo.
Fonte: https://marmoreglobal.weebly.com/