A cidade de Évora será uma das 12 cidades portuguesas que irá receber um Laboratório Vivo para a Descarbonização, anunciou agora o Governo Português.
Para além de Évora, Almada, Seixal, Águeda, Matosinhos, Figueira da Foz, Maia, Loulé, Mafra, Alenquer, Barcelos e Braga, irão também receber este laboratório, depois de terem apresentado uma candidatura ao Fundo Ambiental, ao qual acorreram 35 cidades, sendo que destas três foram excluídas por não cumprirem as regras de elegibilidade e as restantes foram analisadas com base em critérios de excelência, inovação e impacto.
De acordo com as informações prestadas, com este projeto pretende-se fomentar a descarbonização das cidades através de soluções tecnológicas que aumentem a eficácia e reduzam o consumo de energia, contribuindo para criar cidades inovadoras, sustentáveis e inclusivas, que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.
A primeira fase deste aviso do Fundo Ambiental tem uma dotação orçamental de um milhão de euros, a dividir pelas 12 candidaturas, que irão receber o montante fixo de 80 mil euros cada.