12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora representada no Québec no Congresso das Cidades Património Mundial!

 

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, irá marcar presença na reunião magna da organização das Cidades Património Mundial (OCPM) que terá lugar no Canadá, mais concretamente em Québec, entre os dias  de hoje, 6  de setembro e o dia 9 de Setembro.

Da vasta programação do Congresso Mundial da OCPM, refere a Autarquia em nota divulgada na sua página oficial, há a destacar em relação ao nosso concelho, no dia 7, a candidatura de Évora ao Conselho de Administração da OCPM; a presença do autarca eborense, dia 8 de setembro, na abertura dos trabalhos do Simpósio “Melhorar a Qualidade de Vida nas Cidades Património Mundial”, cabendo-lhe a apresentação dos Objetivos Operacionais 1-3 do Eixo Estratégico 2; e no último dia dos trabalhos, Carlos Pinto de Sá irá presidir a uma das três sessões da Assembleia-Geral em substituição do Presidente da OCPM. Todas as informações sobre o evento em: https://www.ovpm.org .

O Simpósio do 16º Congresso Mundial da OCPM, cujo tema incide sobre a Melhoria da Qualidade de Vida nas Cidades Património Mundial, é uma oportunidade para os presidentes de câmara, funcionários municipais, eleitos e gestores das cidades-membro de pôr em prática uma estrutura de participação que permita a colaboração de todos no desenho de um programa concreto. Após o Simpósio, a Rota do Québec implementará uma fase de experimentação a partir da qual surgirá uma “Nova Urbanidade”, uma abordagem urbana específica da OCPM contribuindo para os atuais desafios e questões urbanas globais.

O Painel de Autarcas irá validar politicamente as principais orientações formuladas pelos peritos nesta fase final de preparação do Congresso. Estes serão os eixos estratégicos e os objetivos operacionais que irão determinar a estrutura do Simpósio.

Além destas questões, Évora foi também uma das cidades selecionadas para a exposição fotográfica da OCPM organizada em paralelo com o 16º Congresso Mundial.

O tema da exposição é: “É bom viver em …”, mostrando em cada painel uma cidade Património Mundial e um aspeto da sua qualidade de vida. Das cerca de 60 candidaturas recebidas, foram selecionadas 22 cidades, sendo Évora uma delas juntamente com: Regensburg, Suzhou, Querétaro, Split, Le Havre, Viena, Sawahlunto, Porto, Cidade do México, Estrasburgo, Colonia del Sacramento, Dubrovnik, Kutná Hora, Gyeongju, Cracóvia, Vilnius, Nice, Malacca, Luxemburgo, Hoi An e Québec.

Fonte: Município de Évora

Populares