Dez companhias teatrais vão apresentar outros tantos espetáculos na primeira edição do Évora Teatro Fest, que se realiza, a partir de sábado e até ao dia 23 deste mês, na cidade alentejana, foi hoje divulgado
Esta primeira edição é organizada pela companhia A Bruxa Teatro, que conta com o apoio da câmara municipal e outras entidades.
A iniciativa é da direção artística de Figueira Cid.
Este evento irá decorrer no Espaço Celeiros, em Évora, tendo “uma programação focada na criação teatral contemporânea desenvolvida em território português”, indicou a organização, segundo a visão.
Segundo a companhia A Bruxa Teatro, a programação do evento inclui 10 espetáculos de outras tantas companhias, as quais são oriundas das zonas Covilhã, Faro, Lisboa, Montemor-o-Novo, Setúbal e Sintra, para além de oficinas de teatro.
A iniciativa, sublinhou, procura levar a Évora “uma amostra diferenciada da produção nacional mais recente com destaque para a dramaturgia contemporânea” para diversificar “a oferta artística desta região”.
“Pretendemos dar visibilidade a diferentes companhias nacionais dos grandes centros urbanos e também de regiões do interior do país e apresentar ao público diferentes linguagens artísticas do teatro contemporâneo”, assinalou.
Os espetáculos estão marcados para as 21:30, no Espaço Celeiros, o Évora Teatro Fest arranca, no sábado, com a peça “Solitária”, pela Alma d’Arame, e prossegue, na terça-feira, com “Paradjanov — A Celebração da Vida”, pela ASTA – Associação Teatral e Outras Artes.
“A Paz Perpétua”, doTeatro Estúdio Fontenova, está marcado para o dia 07, o qual é seguido, no dia 09, pela peça “Romeu e Romeu”, pelo LAMA Teatro.
A mostra de teatro continua, no dia 12, com “A Voz Humana”, pelo Teatro do Eléctrico,
No dia 14 de outubro, sobe ao palco o espetáculo “Confiando (Confinado)”, pelo Fio d’Azeite — Marionetas do Chão de Oliva.
No dia 12, sobe ao palco a peça “Damas da Noite — uma farsa de Elmano Sancho”, pelo Loup Solitaire e “I’m So Excited”, de Mário Coelho.
No dia 19, a peça “O Triciclo”, com produção de DOIS e no dia 21, e “A Coragem da Minha Mãe”, pelos Artistas Unidos.
Os restantes espetáculos serão no dia 12.