Évora, cidade no coração do Alentejo e Património Mundial da Humanidade, tem vindo a registar um aumento exponencial no que respeita ao turismo. Em declarações à Rádio Campanário, Carlos Pinto de Sá afirma mesmo que “ (…) tivemos em 2014 o melhor ano turístico de sempre”, onde se registou uma subida vertiginosa tanto da oferta como da procura.
Aliado a muitos outros fatores, a cidade tem sido também privilegiada pela abertura de várias unidades hoteleiras, sendo a mais recente a Pousada da Juventude, “ (…) um projeto que estava fechado desde 2003 (…) e que pode proporcionar uns milhares de estadias, em particular aos jovens”.
Para Carlos Pinto de Sá, a localização no centro histórico da Pousada e a elevada qualidade da hospedagem, conferem a este alojamento estatuto de excelência quando falamos em dormidas na cidade.
Durante o ano passado, Évora foi visitada por centenas de milhares de turistas, o que permite ao autarca evidenciar o caso da Capela dos ossos onde “ (…) entraram 230 mil turistas”.
Já em 2015, dados do primeiro trimestre do ano, que é por norma o mais fraco, apontam para um crescimento turístico na ordem dos 20%, ao que o presidente acrescenta ainda que “(…) tem vindo a crescer a dinâmica de receção ao turismo”.
A cidade de Évora pretende oferecer aos turistas não só variedade a nível hoteleiro mas também no que respeita a animação e ao acolhimento isto é “ (…) tudo aquilo que o turista gosta de encontrar quando visita uma cidade, refere o autarca.
A Rádio Campanário questionou o presidente da autarquia relativamente à existência, ou não, de roteiros turísticos pré-definidos, ao qual obteve resposta positiva por parte de Carlos Pinto de Sá, que especificou a existência de “(…) um que passa pelos principais pontos turísticos de Évora, o Templo Romano, a Sé Catedral, a Igreja de S. Francisco, onde está a capela dos ossos (…) temos um roteiro das torres medievais de Évora (…) temos um roteiro que tem a haver com o vários pontos musealizados de Évora”, garantindo, desta forma, uma vasta oferta para todos aqueles que visitam a cidade.
A cidade, na área do turismo, tem vindo a apostar muito também nas parcerias, tendo sido inaugurado recentemente “(…) uma carreira do chamado City Tour de Évora, com base na Rodoviária do Alentejo numa empresa que tem a conceção dos transportes públicos da cidade, a Trevo, que faz um roteiro pelos principais pontos e que tem explicação em várias línguas”.
A acrescentar a tudo isto, o autarca salienta o facto de que ao Évora“ (…) ser Património da Humanidade, dá uma visibilidade internacional única”, apontando também para estudos recentes que indicam que Évora é um destino mais conhecido do que o próprio Alentejo, não se podendo, obviamente, dissociar uma coisa da outra. “ É desta colaboração da cidade com região e da região com a cidade que todos temos a ganhar e é essa aposta que temos”.