O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, esteve esta quinta-feira, dia 15 de dezembro em Évora para a celebração do início do novo modelo de funcionamento, pioneiro a nível nacional, e da nova Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) de Évora, com atendimento de 24 horas.
O Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES) vai assim assegurar o funcionamento da ECCI todos os dias do ano, no período das 8h00 às 20h00 em horário presencial e das 20h00 às 8h00 em regime de chamada/prevenção, numa experiência piloto, no distrito de Évora.
A Equipa de Cuidados Continuados Integrados é uma equipa multidisciplinar da responsabilidade dos cuidados de saúde primários e das entidades de apoio social, para a prestação de serviços domiciliários, decorrentes da avaliação integral, de cuidados médicos, de enfermagem, de reabilitação e de apoio social, ou outros, a pessoas em situação de dependência funcional, doença terminal ou em processo de convalescença, com rede de suporte social, cuja situação não requer internamento, mas que não podem deslocar -se de forma autónoma.
A ECCI é uma tipologia de resposta, de prestação de cuidados, da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), enquadrada na prestação de cuidados de saúde primários, sempre que exista uma Unidade da Cuidados na Comunidade (UCC) no ACES e funcionarão como parte integrante destas unidades funcionais.
A ECCI de Évora é composta por uma equipa multidisciplinar e assegura um compromisso assistencial de cuidados, a um máximo de 25 utentes, considerando-se utentes da ECCI, os admitidos após processo de referenciação, validado pela respetiva Equipa de Coordenação Local (ECL) da RNCCI.
Esta equipa presta cuidados de saúde, de acordo com as características inerentes ao modelo dos cuidados continuados integrados domiciliários, nomeadamente de natureza preventiva, curativa, reabilitadora e ações paliativas.
No mesmo dia o governante verificou o funcionamento do Projeto Piloto – MCDTs Direto, em que os utentes do concelho de Évora vão ter a possibilidade de num único momento, ter acesso à Consulta, ao Diagnóstico e à Terapêutica, através dos Cuidados de Saúde Primários (CSP).
Ou seja, o utente, ao deslocar-se à sua Unidade de Saúde Familiar, seja em consulta agendada, seja por consulta aberta, terá acesso à realização dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT's), protocolados com o Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE (HESE), tais como RX e análises clínicas, inicialmente para situações respiratórias agudas.
Através de uma plataforma informática, o médico prescreve os MCDT's e por sua vez o utente desloca-se ao Hospital, não necessitando passar pelo Serviço de Urgência como habitual, mas dirigindo-se diretamente ao serviço de imagiologia ou de patologia clínica, onde já terá os seus exames devidamente agendados.
Posteriormente o resultado dos exames é disponibilizado automaticamente através da plataforma ao respetivo médico de família.