O Grupo Pro-Évora, a mais antiga associação de defesa do património em actividade, associação de utilidade pública, informa que vai realizar um debate sobre a transformação da Quinta do Paço de Valverde numa unidade hoteleira, no âmbito do programa REVIVE. O debate ocorrerá no próximo dia 21 de Abril, pelas 18 horas, na sede do Grupo, na Rua do Salvador, 1, em Évora.
Propriedade da Universidade de Évora, o núcleo antigo da quinta, murado, foi constituído muito provavelmente na primeira metade do século XV, estando o bispo eborense D. Vasco Perdigão já ali instalado em meados desse século. O conjunto integra, entre outros elementos notáveis, um pequeno convento de frades franciscanos, de 1544, um horto, dotado de aqueduto seiscentista e de canais de irrigação, e capelas e “grutas de meditação”. Estas estruturas qualificam também a paisagem onde se inscrevem.
A contextualização do tema para debate será feita pela arquitecta paisagista Aurora Carapinha e pelo historiador Manuel Branco. Foram também convidados a apresentar as suas posições o Director-Geral do Património Cultural e a empresa Sabir Investimentos, promotora do empreendimento.
Esta iniciativa integra-se nas Conversas d’Évora, que o Grupo Pro-Évora vinha realizando até ao surgir da pandemia da covid 19.
Fonte: Nota de Imprensa