A União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde colocou 16 dispensadores de sacos de dejetos caninos em diversos bairros da freguesia. Este projeto pretende sensibilizar a população para a recolha dos dejetos e disponibilizar sacos biodegradáveis e compostáveis atendendo às preocupações com a sustentabilidade do ambiente e da saúde pública.
Para o Presidente da Junta de Freguesia, Luís Pardal, este projeto representa um passo importante na implementação de medidas que melhoram o espaço público. “Apesar das competências e dos meios de gestão do espaço público estarem sobretudo na esfera da Câmara Municipal de Évora, acreditamos que a Junta de Freguesia também deve contribuir para a implementação de medidas que tornem o espaço público mais aprazível. “ Para o autarca, “É necessário e urgente que Évora comece a trabalhar em pequenos, mas significativos, detalhes no espaço público. Só assim podemos ambicionar que os nossos bairros sejam verdadeiramente espaços que promovam bem-estar.
Este projeto prevê continuar com a aquisição de mais dispensadores, sendo que “não se pode colocar indiscriminadamente este tipo de equipamento urbano, sem garantir que há capacidade financeira para assegurar a reposição dos sacos.” É neste sentido que Luís Pardal apela a uma utilização responsável dos sacos para dejetos caninos, no interesse da melhor gestão do erário público.
Este projeto insere-se no Programa EcoAtitude, uma iniciativa da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, com ações no âmbito dos indissociáveis pilares da sustentabilidade social, ambiental e económica.
Fonte: https://www.facebook.com/bacelosaude