Decorre esta quinta-feira, dia 1 de junho, em Évora, o 52.º Congresso Mundial das Confrarias Báquicas 2023, onde a cidade alentejana vai receber 300 participantes nacionais e estrangeiros “em representação de cerca de 100 confrarias báquicas de todo o mundo”.
Em comunicado, citado pela Tribuna Alentejo, os promotores referem que este é “um dos maiores eventos mundiais vínicos” que pretende “dar a conhecer a cultura, os vinhos e as vinhas alentejanas, promovendo assim a região e os seus enoturismos”.
A iniciativa, coorganizada pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, pretende dar a conhecer a cultura, os vinhos e as vinhas alentejanas, promovendo, assim, a região e os seus enoturismos.
O programa do evento contempla a chegada dos confrades a Évora, que visitarão a Igreja dos Lóios e o Templo Romano, seguindo-se uma prova de vinhos e gastronomia típica regional no Pátio do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.
Além disso, os confrades vão ainda “exibir as diferentes vestes de todas as regiões vitivinícolas num desfile que vai passar pelas ruas de Évora”.