Évora é o único local do país onde a Fusion Fuel já produz hidrogénio verde a partir da eletricidade da água.
De acordo com a notícia avançada pelo jornal de Negócios, o hidrogénio que está a ser produzido está a ser armazenado em garrafas mas, no prazo de 6 meses, pode chegar à casa de cerca de oito mil eborenses.
O sistema funciona atualmente como um backup de armazenamento de energia, já que pode ser reconvertido novamente em eletricidade e injetado na rede quando necessário.
A empresa produz cerca de 15 toneladas por ano e seis meses poderá ser o tempo necessário para construir a infraestrutura de ligação à rede de gás da cidade alentejana.
De acordo com a empresa, conforme divulgado na sua página, a primeira usina de hidrogênio solar para verde da Fusion Fuel, H2Evora consiste em 15 geradores HEVO-Solar armados com a última geração do microeletrolisador HEVO da Fusion Fuel.
O H2Evora também inclui sistemas de purificação, compressão e armazenamento de hidrogênio de última geração, bem como uma célula de combustível Ballard para converter o hidrogênio verde em eletricidade para alimentar a rede elétrica nacional.
A instalação no H2Evora está concluída e os nossos geradores HEVO-Solar estão a funcionar continuamente desde finais de 2021
Leia a notícia completa em Jornal de Negócios
Foto: Fusion Fuel