A cidade de Évora vai passar a ter uma Pista de Atletismo, Campo de Rugby e Espaço de Lazer, dentro de quatro meses.
A construção desta infraestrutura foi lançada esta quarta-feira, dia 8 de julho, pelas 11h00 na presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.
A construção da Pista de Atletismo e Campo de Rugby em Relva Sintética e espaço para desporto e lazer, é um projeto promovido pelo Instituto Português da Juventude, que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Évora na elaboração dos projetos técnicos e tem financiamento do INALENTEJO.
O investimento aprovado é de 1,5 milhões de euros e o apoio do INALENTEJO é de 1,2 milhões de euros.
Para além dos espaços formais de prática desportiva, a intervenção inclui igualmente o tratamento do circuito de manutenção existente. Pretende-se que esta estrutura possua um carácter plurifuncional. Por um lado servindo de complemento à preparação dos atletas, por outro possibilitando a prática de atividade física informal (jogging e caminhada) aos cidadãos em geral.
Está igualmente prevista a construção de um edifício de apoio, integrando balneários, vestiários, posto médico, instalações para árbitros, sala de preparação física, arrumos, instalações sanitárias e compartimentos técnicos, bem como uma pequena bancada para cerca de 200 espectadores.
Em declarações à Rádio Campanário, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro referiu que “fica colmatado uma deficiência enorme que era o facto da capital do Alentejo não ter uma Pista de Atletismo e passa a ter, e podemos acreditar que nos próximos anos muitos atletas se formarão aqui”.
Emídio Guerreiro destacou que “era um pouco estranho que Évora não tivesse uma Pista de Atletismo, mas há outros projetos que estão a decorrer no Alentejo com financiamento comunitário que são geridos pela CCDR, ao todo são 70 projetos no país todo onde nós conseguimos alocar mais de 30 milhões de euros”.
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Dieb, reconheceu a importância do projeto “que era uma ambição de há muitos anos, um equipamento que integra uma rede de equipamentos que existe por toda a região e que tem um impacto muito relevante no concelho de Évora porque era até hoje a única capital de distrito que não tinha uma infraestrutura de prática desportiva, de atletismo, de rugby, e desporto de lazer e que agora passa a ter”.
Élia Mira, vice-presidente da Câmara Municipal de Évora salientou que este projeto “é um sonho aspirado por atletas, pelo movimento associativo e pela universidade que tem um curso na área do desporto, em que os alunos não encontravam em Évora a possibilidade de fazerem os seus treinos”.
A autarca destacou ainda o facto de terem existido “um conjunto de boas vontades e parcerias entre a Câmara Municipal, o IPDJ e a CCDR e que com a conjugação destes esforços vai fazer nascer uma Pista de Atletismo, que vai permitir receber campeonatos, um Campo de Rugby que vai qualificar os nossos jovens praticantes destas modalidades”.
“Para além deste equipamento que vai ser muito importante para a cidade, vamos também garantir que a população pode continuar a usufruir deste espaço informalmente”, concluiu.