Os vereadores do PS, Elsa Teigão e João Ricardo, apresentaram à Câmara Municipal de Évora, em reunião do executivo, uma proposta para atribuição do nome do Mestre João Cutileiro à Rotunda conhecida como Rotunda de Lisboa ou do Raimundo, pela proximidade com a sua casa e a escultura que aí se encontra.
A informação foi avançada pela Vereadora Elsa Teigão, na sua página pessoal de facebook, tendo a mesma indicado que a proposta foi aceite por unanimidade e irá agora ser apresentada à Comissão de Toponímia.
Segundo a Vereadora Elsa Teigão “Uma homenagem mais que merecida a este homem-artista reconhecido em todo o mundo.”
João Cutileiro morreu no Hospital Pulido Valente, em Lisboa,no passado dia 5 de janeiro, com complicações provocadas por um enfisema pulmonar.
A cidade de Évora, no Alentejo, foi o local que escolheu para trabalhar e viver. Em 2016, cedeu todo o seu espólio à cidade “para poupar os meus filhos de ficarem com isto, palavra de honra”, confessava aos jornalistas.
Foi assim que nasceu a casa/atelier do artista que trabalhou o mármore, onde fez nascer figuras, paisagens e monumentos – alguns polémicos – por todo o país.