A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (EHTP) foi certificada pela Organização Mundial de Turismo (OMT) pela sua excelência na formação.
Em nota, a EHTP informa que a obtenção desta certificação “é algo inédito”.
“A obtenção da certificação TedQual, atribuída pela OMT para validar a qualidade da formação, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, e restantes unidades da rede de Escolas do Turismo de Portugal, é algo inédito. Nunca antes, escolas com estas características tinham recebido esta certificação”.
A OMT atribui esta certificação como forma de reconhecimento da qualidade da formação e promoção da “melhoria contínua da formação e da investigação em turismo. A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, referência na formação para o setor do Turismo na região Alentejo, viu, deste modo, uma importante organização internacional reconhecer o trabalho que tem sido desenvolvido em prol do Turismo desde 2008”.
Esta é uma certificação válida por dois anos, período durante o qual “aumenta o reconhecimento nacional e internacional, dá acesso a um conjunto de estudos e informação especializada, abre portas a uma rede mundial de instituições de ensino e formação em turismo. Além disso, permite a entrada em projetos de formação, de cooperação e de desenvolvimento com grande reconhecimento internacional, seja para alunos, como para docentes e equipas diretivas”.
A diretora da EHTP, Maria Conceição Grilo, afirma que “a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre tem como principal missão desenvolver formação de grande qualidade, diferenciada e capaz de criar os melhores profissionais para um setor que se transformou, está em constante mutação e exige os melhores serviços. Foi assim que se tornou uma referência a nível regional e agora obteve o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido em pouco mais de uma década. Esta certificação é, para nós, um grande estímulo e uma enorme responsabilidade que só nos faz querer continuar a trabalhar com as mesmas linhas orientadoras, a mesma missão e a mesma determinação”.
O processo de avaliação da escola teve início em setembro de 2019 e, concluídos os procedimentos de auto-avaliação, “os peritos da OMT auditaram três cursos lecionados, entre os quais estavam Gestão e Produção de Cozinha, Gestão de Restauração e Bebidas. A auditoria realizada concentrou-se em cinco parâmetros com particular ênfase para a coerência do plano de estudos, as condições pedagógicas e a adequabilidade do programa de estudos às necessidades e perspetivas futuras do setor”.
No último ano a EHTP formou mais de três mil pessoas, entre formação inicial e formação contínua. Para o ano letivo 2020/2021 já estão abertas as candidaturas, até dia 11 de setembro.