“Está no meu coração, Vila Viçosa”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, em exclusivo à Rádio Campanário, adiantando a sua intenção de visitar a localidade, no outono.
Tendo exercido funções na Fundação da Casa de Bragança durante duas décadas, o chefe de Estado afirma continuar a acompanhar o trabalho da entidade, declarando ver “com alegria que a Fundação continua a desenvolver muitas atividades, concertos, exposições”.
A visita que Marcelo Rebelo de Sousa tenciona fazer, surge neste âmbito, afirmando o chefe de Estado, que “vai haver uma exposição agora no Outono, é a essa que devo ir”.
O chefe de Estado avança que, não o tendo feito, tencionou visitar Vila Viçosa, por ocasião da apresentação de dois livros, sendo um deles a Tese de Mestrado de Maria de Jesus Monge, Diretora do Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, que “já li, e que é muito boa”, afirma. Marcelo Rebelo de Sousa descreve esse trabalho como “muito interessante”, e a autora como “muito perfecionista”, razão pela qual a obra “demorou muito tempo a publicar”.
Desde que desempenha as funções de Presidente da República, diz que “tenho vindo esporadicamente ao Alentejo, e tenciono vir mais vezes ao Alentejo, ao longo do Outono, e depois no Inverno”.
Encontrando-se o país em ano autárquico, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que “era um ano complicado para vir muito”, podendo surgir “melindres”, desta forma, tem-se deslocado ao Alentejo apenas para “eventos pontuais”, remetendo desta forma a visita para depois de outubro.