As primeiras vacinas a chegar a Portugal serão armazenadas em Coimbra
A cidade dos estudantes é o destino das vacinas contra a COVID-19 quando estas chegarem a Portugal. Em climatização frigorífica, necessária para a sua preservação e com as condições ideais para o efeito, as instalações da ACIC (Associação Comercial Industrial de Coimbra) – agora desativadas – são as que reúnem as melhores possibilidades para o efeito.
Situados na parte norte da zona industrial de Coimbra, estes armazéns possuem todas as ambivalências necessárias requeridas para acondicionar fármacos que precisam de refrigeração.
Portugal vai receber 22M de vacinas contra o novo CORONAVÍRUS, com um custo de 200 Milhões de euros e estas instalações agora reveladas num exclusivo Rádio Campanário, passam, até à data, despercebidas na medida em que podem ser alvo de muita curiosidade ou até vandalismo. Para além de um sistema de vídeo vigilância com ligação a uma central de alarme, não existe qualquer outro aparato.
Em declarações à comunicação social, o presidente da Associação Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, não confirma esta informação, sem deixar, no entanto, de referir que neste local estão reunidas todas as condições com equipamento de frio para o acondicionamento da vacina.