12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Exercício aberto à população da Força Blindada, do Esquadrão do RC3 de Estremoz, “é um evento inédito”, assevera o Comandante Capitão Lopes (c/som e fotos)

Centauro 14 foi o exercício que o Regimento de Cavalaria (RC) 3 de Estremoz promoveu, no dia 11 de maio, aberto à população e que contou com cerca de 90 participantes, muitos pais e filhos que tiveram uma tarde de domingo diferente.

ERec/BrigRR é a unidade que se encontra equipada com viaturas blindadas ligeiras de reconhecimento, que integra um conjunto de forças militares dos três ramos das Forças Armadas, que formam uma força única conjunta, denominada Força de Reação Imediata (FRI). Esta força conjunta tem como missão retirar cidadãos portugueses residentes em países que se encontrem em conflito para o território nacional.

O objetivo do exercício Centauro 14 como explicou o Capitão Lopes, Comandante da Força Blindada, do Esquadrão do RC3 de Estremoz, à Rádio Campanário, “é uma simulação muito próxima do real, em que a força precisa estar preparada para agir no terreno”, acrescendo que “este é um evento inédito no âmbito da abertura das portas das Forças Armadas à população”.

O Capitão Lopes salientou ainda que “este é um evento que pretende motivar os jovens para a vida militar”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/capitao%20lopes%20rc3%20estremoz_12maio14.MP3{/play}

A concentração dos cidadãos e das entidades civis e militares convidadas teve lugar no salão da Junta de Freguesia da Glória, tendo a atividade inicio com a escolta de viaturas blindadas a uma coluna de viaturas civis, que transportaram os cidadãos portugueses que estavam a ser extraídos da sua área de residência (África) para um local seguro, onde iriam embarcar em aeronaves, regressando a Portugal. O trajeto foi feito pelas estradas principais entre a Aldeia de Mourinhos, Glória e a Carreira de Tiro do RC3 (Santa vitória do Ameixial).

Chegados à Carreira de Tiro os participantes visitaram as instalações de campanha do Esquadrão de Reconhecimento montadas no local e com a mostra dos diversos equipamentos utilizados por esta unidade operacional do Exército.

O RC 3 de Estremoz contou com a participação da Associação de Pais da Escola da Glória e o apoio da Junta de Freguesia da Aldeia do concelho de Estremoz.

Populares