O RT17 teve início dia 5 e decorrerá até dia 17 de março, a partir da base Aérea Nº11, em Beja. Neste local encontra-se a maioria os meios aéreos e terrestres incluídos no exercício. O Aeródromo Municipal de Seia integra o exercício como “base Aérea Táctica”, servindo de apoio às operações.
Os exercícios são coordenados pelo Comando Aéreo da Força Aérea e têm como objetivo avaliar e apurar a capacidade operacional e prontidão da Força Aérea para a participação em missões.
O Comando Aéreo é responsável pelo treino e preparação das unidades operacionais para operações aéreas e militares para a defesa nacional e de cooperação internacional.
Tendo havido especial cuidados de preparação no que respeita ao impacto do ruído e incómodo causado durante o decorrer do concurso, este terá missões em horário diurno e noturno.
Juntando-se à Força Aérea, Marinha e Exército de Portugal, estarão na edição deste ano, forças militares da Bélgica, Dinamarca, EUA, Espanha, França, Holanda, assim como meios aéreos da NATO.