Decorreu no dia 21 de abril, no Quartel General da Brigada de Reação Rápida, uma Cerimónia de Homenagem à Sargento-Ajudante Alexandra Serrano Rosa no 1.º Aniversário do seu falecimento, que contou com a presença dos seus familiares e amigos.
De seguida, na presença do Comandante da Brigada de Reação Rápida, Brigadeiro-General Ferreira Duarte, foi descerrada uma placa no Hangar Norte do Aeródromo Militar de Tancos, que passa a designar-se pelo seu nome, procurando dessa forma prestar uma homenagem a todos os paraquedistas que utilizaram esta infraestrutura como o último ponto de apoio antes do embarque, e que poucos momentos depois deram a sua vida pela pátria e pelos portugueses.
Recorde-se que, tal como a Rádio Campanário noticiou dia 21 de abril de 2022 , a sargento-ajudante Alexandra Serrano Rosa, com raízes alentejanas em Elvas e uma das primeiras mulheres da nova geração a fazer o curso de paraquedista, e única instrutora mulher entre os militares, morreu aos 52 anos depois de um salto no Arrepiado no concelho da Chamusca.
A morte da militar paraquedista , segundo adiantou na altura fonte do exército, deveu-se a uma falha no sistema de paraquedas.
Um ano depois da sua morte, Alexandra Serrano Rosa volta a ser homenageada pelo Exército Português.
Fonte: Exército Português