Na noite passada, uma aurora boreal, um fenómeno extremamente raro de ser visto a partir do território nacional, foi avistado em vários pontos do País.
O Alentejo não escapou a esta explosão de cores que iluminou os céus e o momento foi registado pela objetiva de Miguel Claro, Astrofotógrafo da Reserva Dark Sky Alqueva, um dos mais reconhecidos fotógrafos na área em todo o mundo.
O fotógrafo divulgou esta imagem nas redes sociais e congratula-se com o momento, descrevendo-o como uma ” visão incrível ” .O Astrofotógrafo refere ” ontem tive a felicidade de poder assistir a partir do nosso Dark Sky® Alqueva, em Portugal! Foi um espetáculo de cores deslumbrante aos “olhos da câmara”. Visualmente é muito difícil de distinguir, mas houve um breve momento de grande intensidade em que se tornaram claramente visíveis a olho nu. Na imagem está o Lago Alqueva com o Castelo de Monsaraz e as auroras em pano de fundo numa noite ao luar. As nuvens estiveram presentes toda a noite, mas deram um toque especial acrescentando ainda mais dramatismo a este panorama.”
De acordo com os especialistas , este fenómeno tem origem numa tempestade eletromagnética de grande intensidade, o que explica o aparecimento destas auroras boreais em vários países, entre eles Portugal e Espanha.
Recorde-se que o Dark Sky Alqueva, é o primeiro destino starlight do Mundo e por isso tem contribuído fortemente para um aumento de turistas no território, especialmente por parte dos apreciadores deste tipo de fenómenos.
Foto: @MiguelClaro- Reserva Dark Sky Alqueva