Reguengos de Monsaraz celebra este ano a 30ª Exposição de Atividades Económicas, conhecida como ExpoReg 2024, um evento que promete dinamizar a cidade até domingo. A presidente da Câmara Municipal, Doutora Marta Pratas, destacou a importância do certame, que ao longo dos anos tem vindo a crescer e a refletir o dinamismo económico do concelho.
Com mais de 100 expositores, a ExpoReg 2024 esgotou as inscrições em poucos dias, mostrando o grande interesse dos empresários em participar. “Ficámos felicíssimos porque as inscrições abriram e, dois ou três dias depois, já não havia vagas”, referiu a presidente, destacando a necessidade de expansão para futuras edições.
Este ano, o evento tem como tema “Do Campo à Mesa”, sublinhando as raízes agrícolas da região, com destaque para a vinha, olival e pecuária. “Este evento é muito a nossa raiz, é muita essência. Tem vinho, tem cavalos, tem touros, tem largadas, tem os animais, a pecuária, é exatamente tudo o que nós somos”, disse Marta Pratas, evidenciando o orgulho nas tradições rurais de Reguengos de Monsaraz.
Além de promover o comércio local e regional, a ExpoReg tem um impacto económico significativo no concelho. Durante o evento, vão ser servidas cerca de 3.500 refeições . “É um retorno extraordinário, porque as pessoas vêm, dormem, comem, passeiam, e levam o nome de Reguengos de Monsaraz além-fronteiras”, afirmou a presidente.
O certame, que representa um investimento de mais de 200 mil euros do orçamento municipal, é visto como um investimento com um retorno elevado. “Este tipo de evento é fundamental para o orgulho das pessoas na sua terra e para o estímulo da economia local”, concluiu Marta Pratas.
A ExpoReg 2024, financiada exclusivamente pelo orçamento municipal, não só celebra as atividades económicas da região, como também reforça o sentido de comunidade e projeta Reguengos de Monsaraz como um destino turístico e empresarial de destaque.