12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Exposição “Aromáticas e Medicinais” de Isolina Lages (c/som e fotos)

O Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas, tem patente ao público a exposição “Aromáticas e Medicinais” da artista Eborense Isolina Lages.

A exposição foi inaugurada no passado sábado, dia 22, e contou com a presença do diretor do museu, João Carpinteiro, da vereadora da Câmara Municipal de Elvas, Vitória Branco e da artista da exposição Isolina Lages.

A Rádio Campanário esteve à conversa com a com a autora da exposição “Aromáticas e Medicinais” onde nos confidencializou que a sua paixão pela fotografia é muito antiga:

“Desde criança que eu faço fotografia, concretamente estas das plantas aromáticas, ela começou por ser um encanto com as ervas quase daninhas, em que ninguém repara, e daí depois evoluiu para as flores das plantas aromáticas. Estas exposição são fotografias macros das flores das plantas aromáticas que a maior parte das pessoas desconhecem”.

Isolina Lages disse-nos ainda que nesta exposição podemos encontrar algumas plantas desconhecidas do público “não como aromáticas, mas sim como medicinais”.

A artista contou com a colaboração do Professor Pinto Gomes, da Universidade de Évora, que a ajudou na identificação de algumas plantas mais raras.

Isolina Lages relatou-nos ainda que:

“Quando vai para o campo fotografa a beleza das flores” existindo algumas plantas que lhe chamam mais a atenção, particularmente “as que conheço menos sobretudo pela sua dimensão, tenho algumas de 3mm de diâmetro”, embora a artista não se lembre do nome de algumas delas, esta vai “pela beleza, vou por aquilo que não se qualifica, por aquilo que não tem nome é isso que mais me encanta. O resto da classificação, ter um nome, são os cientistas que se encarregam mais dessa parte”.

Nesta paixão pelas plantas e pela fotografia a artista já encontrou algumas que são únicas e que não voltou a encontrar “vejo-as pela primeira vez, provavelmente já outros as terão visto, mas para mim é a primeira vez que as vejo”(…), “talvez no campo das orquídeas já vi algumas que nunca as tinha visto antes”, embora seja “uma planta que já sai do âmbito desta exposição”

Na exposição de Isolina Lages estão representadas 18 plantas e  que vai estar patente ao público até dia 7 de maio.

{gallery}elvas_exposicao_ErvasAromaticas{/gallery}

Populares