No passado sábado, 11 de Novembro, foi inaugurada em Borba, no âmbito da Festa da Vinha e do Vinho, a exposição de candeeiros do colecionador Domingos Calhau.
À Rádio Campanário, DomingosCalhau diz que a coleção “demorou alguns anos a fazer”, e que, diariamente “tem o cuidado de arranjar mais”.
A coleção de candeeiros é composta por 272 candeeiros, adquiridos em vários pontos do país, aquando das visitas a feiras “propositadamente para ver o que não tinha”, acrescentou o colecionador.
Domingos Calhau confessa ainda “não conhecer nada de candeeiros”, apenas foi guardando ao longo do tempo e pensa “fazer um historial onde possa escrever” acerca da sua coleção, referiu.
Também em declarações a esta estação emissora, o presidente do município borbense, António Anselmo afirma que “Borba foi sempre terra de colecionadores e de antiquários”.
O autarca diz ainda que um particular, fazendo referencia a Domingos Calhau, “que ao longo dos anos tem feito uma coleção muito de grande, perguntou se havia um espaço” de forma a “mostrar aquilo que conseguiu ao longo de anos”, explicou,
Para o presidente do município, é “um espaço que toda a gente deve visitar”, considerando “mais um ponto de atração em Borba”, acrescentou António Anselmo.
{gallery}borba_exposicao_candeeiros_17{/gallery}