EXQUISITA é o nome da exposição de relojoaria inédita em Portugal recentemente inaugurada no Museu do Relógio, no Pólo de Évora e em Serpa. Encontram-se em destaque mais de duzentos relógios que de uma forma ou de outra têm uma identidade ímpar, uma forma diferente de dar as horas, retratam uma sátira política ou social, ou seja, são o que os franceses chamam de “exquisite”.
Esta exposição temporária reune vários relógios de bolso, pulso ou de mesa, todos cedidos temporariamente por colecionadores “Amigos do Museu” de todo o país.
Sem qualquer intuito comercial (não há patrocínio de marcas ou importadores), pretende-se distinguir todos os relógios e os seus proprietários que participam na iniciativa, a qual conta com vários parceiros exclusivamente para promoção e divulgação mútua.
A exposição decorre de 10 a 31 de dezembro no Pólo de Évora do Museu do Relógio, e de 10 a 30 de janeiro de 2022 no Museu principal em Serpa, sendo que o ingresso de entrada é de 2 euros.
A iniciativa é organizade pelo Museu do Relógio, com o apoio da Câmara Municipal de Évora; Inatel; Diário do Sul; Anuário Relógios e Canetas; Revista Espiral do Tempo.