Foi inaugurado no passado sábado (14 de Abril) a exposição “Rostros” de Oliver Sáenz, que estará patente no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal até dia 16 de Maio.
À RC, o pintor Oliver Sáenz refere que a exposição é composta por “duas áreas diferentes, uma sobre os índios norte-americanos e outra por retratos de músicos contemporâneos, de Jazz, Blues e Rock”.
O pintor que, que passa para o papel um estio realista com tendências para o hiper-realismo, considera que “cada rosto é único e é muito interessante desenha-lo”, indicando que nas suas obras procura que “não seja só realista”, mas que “que tenham alma e vida”, acrescentou. Para isso, Oliver Sáenz faz uma investigação sobre a vida da pessoa que vai retratar, lendo, ouvindo a sua música, ver vídeos de forma a “captar a sua alma”, disse.
Também a esta estação emissora, o autarca de Alandroal, João Grilo refere que a colaboração entre o Alandroal e concelhos espanhóis “está a dar frutos e que pretendemos aprofundar”.
A exposição agora inaugurada resulta dessa “colaboração”, que tem “trazido artistas de Badajoz até ao Alandroal e que vai começar a levar o Alandroal até Badajoz”, disse o autarca, adiantando que a banda de Alandroal estará “nas comemorações do Dia de Portugal, 10 de Junho” naquela localidade espanhola.
João Grilo diz ainda que o município alentejano procura “iniciar e a retomar projetos na área do desporto, educação e turismo”, intencionando “aproximar os nossos vizinhos e criar no Alandroal um ambiente acolhedor ao intercâmbio cultural”, acrescentou.
Questionado sobre a importância da proximidade das relações entre o município alentejano e os concelhos espanhóis, o autarca indica que “é vista como importante, estratégica e necessária, mas sobretudo vista como natural”, o que considera que “não está mais apurado porque não se tem feito trabalho nesse sentido”, embora a autarquia esteja à procura de “retomar algum do trabalho já feito de aproximação, em particular, a Olivença”.
{gallery}alandroal_exposicao_rostros{/gallery}