A Malvada Associação Artística apresenta a exposição de fotografia ‘Topofilias’, de José Miguel Soares, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, onde inaugura dia 4 de dezembro, às 15h30.
A exposição ficará patente no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo até dia 16 de janeiro de 2022, onde poderá ser visitada das 9h30 às 17h30, de terça-feira a domingo.
A exposição de fotografia ‘Topofilias’ de José Miguel Soares, apresentada no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, é o culminar de um amplo projeto de criação artística realizado no Alentejo Central, que teve início em julho de 2020 e que envolveu a população excluída por envelhecimento e isolamento e teve como foco o espaço e o lugar praticado e vivido, como forma de recuperar e produzir memória através da construção de um olhar sobre e a partir do património humano.
Assente no conceito de Topofilia, o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou o meio ambiente, explora-se uma associação que promove a ideia de pertença e de identidade cultural, que resultou numa série de retratos de habitantes deste território tornados visíveis nesta exposição.
Realizado nos Municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Évora e Reguengos de Monsaraz, o projeto inclui-se no Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central promovido pela CIMAC. Todo o processo de construção artística baseia-se na partilha e na participação ativa do seu público-alvo, numa reflexão sobre si e o seu lugar, com quem se constrói ideias, imagens, identidade e cultura.