12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Exposição “Francisco de Holanda em Évora” patente no Museu Nacional de Évora até 30 de agosto (C/VÍDEO)

Francisco de Holanda em Évora – Nascimento de um Artista Humanista (1534-1537/1544-1545) é o nome da exposição produzida pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), que se encontra patente no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, onde pode ser visitada até ao próximo dia 30 de agosto, de terça a domingo entre as 09h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Com comissariado científico de Sylvie Deswarte-Rosa, a iniciativa dá a conhecer ao público o ambiente intelectual e artístico dos anos de formação de Francisco de Holanda em Évora e integra obras como pinturas, iluminuras, livros ou manuscritos.

Nascido em Lisboa por volta de 1517, Francisco de Holanda, pintor e humanista, filho do ilustre iluminador António de Holanda, foi um dos mais relevantes expoentes da reflexão estética no renascimento português. Iniciado nos domínios da arte da iluminura e do retrato na oficina de seu pai, Holanda viveu primeiro em casa do infante D. Fernando, em Lisboa e Abrantes e depois junto do cardeal-infante D. Afonso, em Évora, período que foi essencial à sua formação e ao que viria a ser o seu papel enquanto artista plástico, tratadista e esteta.

Em Évora, nos anos 30 do século XVI, Francisco de Holanda recebe uma formação humanista trabalhando particularmente com André de Resende à volta do passado clássico (romano) na preparação de uma viagem que reforçaria da formação eborense e alteraria, muito significativamente, o rumo e a influência da cultura italiana nos meios artísticos e culturais nacionais. Depois de Roma, durante uma nova estadia da corte de D. João III em Évora, entre 1544-1545, Holanda dará início à execução das imagens da Criação do Mundo para a sua obra magistral De Aetatibvs Mvndi Imagines.

Cofinanciada no âmbito do programa ALENTEJO 2020, a exposição é constituída por obras provenientes de diversas entidades nacionais e regionais entre as quais museus, bibliotecas e arquivos, integra o projeto Rede de Museus de Évora, e constitui o contributo da DRCAlentejo no contexto da parceria de programação cultural de ÉVORA 2027 – Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura.

Populares