Foi inaugurada este domingo, dia 11 de janeiro, pelas 16h00, na Sala de Exposições do Museu Municipal de Estremoz, a exposição de pintura “Horizontes” de José Chambel.
José Chambel é um autodidata, nasceu em Angola em 1955 e frequentou o Curso de Artes Gráficas e Fotografia da Escola de Artes Decorativas António Arroio, foi aluno de Doritta Castelo Branco. Participou no livro "Aspetos das Artes Plásticas em Portugal" e foi aderecista no Teatro Maria Vitória, na Revista "Rei, Capitão, Soldado Ladrão" em 1979. Desde 1989 que faz exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro.
A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia de inauguração e falou com o artista que começou por dizer que “é um orgulho expor num espaço lindíssimo e numa cidade lindíssima, ainda estou a acordar de um sonho2.
José Chambel refere que a exposição agora inaugurada “é uma mistura de surrealismo com o esoterismo, imaginários que passam pela cabeça”, utilizando nas suas obras “o acrílico sobre a tela”.
O diretor do Museu Municipal de Estremoz, Hugo Guerreiro em declarações à Rádio Campanário, diz que “dentro das opções de programação tentamos sempre preencher com autores locais e de fora e obviamente que quem vem de fora traga algo para a cidade”, acrescentando, “uma das nossas apostas em termos de estilo artístico tem sido na área do fantástico e do surrealismo e a nossa ideia do convite ao José Chambel foi exatamente essa”.
A exposição de pintura “Horizontes” de José Chambel poderá ser visitada até 8 de março de 2015.