O Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, em Vila Viçosa, inaugurou, na tarde do dia 26 de setembro, pelas 16:30h, a exposição temporária “O Foral Novo”.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Fundação da Casa de Bragança e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo que tem como objetivo assinalar a passagem dos quinhentos anos sobre a reforma dos forais, um projeto da responsabilidade de D. Manuel I, entre os anos de 1495 1520.
O Presidente da Fundação da Casa de Bragança, Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente nesta inauguração, e falou com a Rádio Campanário, explicando o “valor histórico desta exposição, que conta a história do Foral, com documentos que raramente são mostrados.” Salientando ainda que “está aqui patente um documento importantíssimo para a história, que vale uma fortuna, ‘Leitura Nova’, que nunca saí da Torre do Tombo e que é pela primeira vez mostrado fora de Lisboa.”
{play}http://radiocampanario.com/sons/Exposicao_Marcelo%20Rebelo%20de%20Sousa.MP3{/play}
Esta iniciativa poderá ser visitada até 23 de Outubro, “está muito direcionada a professores e alunos” e patente num espaço físico que possuí “tetos lindíssimos” que recebe a terceira exposição no espaço de um ano.