Faleceu na tarde de ontem, vítima de doença súbita, José Manuel Serra Bugalho.
Figura reconhecida no voluntariado, dedicou grande parte da sua vida ao serviço dos Bombeiros, sendo profissionalmente dos quadros dos serviços de inspecção e fiscalização da Segurança Social, de que se encontrava aposentado.
De acordo com a notícia avançada pelo Jornal Alto Alentejo, tinha 76 anos e residia em Escusa – Marvão.
Atuialmente era presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Bombeiros de Castelo de Vide, e estava ligado ao Núcleo da Cruz Vermelha de Ponte de Sor. Foi eleito para estas funções no ano de 2015 e aqui as desempenhou até ao dia de ontem. A Associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide, na sua página oficial de facebook, deixaram uma mensagem de agradecimento “elo seu trabalho, dedicação e entrega aqui deixamos a nossa palavra de gratidão e endereçamos a toda a família e amigos os nossas condolências.”
José Manuel Serra Bugalho foi fundador e primeiro presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Portalegre, Chefe de Escuteiros, presidente da Direcção dos Bombeiros de Portalegre e provedor da Santa Casa da Misericórdia, e esteve ligado à fundação da Associação dos Bombeiros de Nisa (na sua passagem de Municipais para Voluntários) e foi o principal obreiro da refundação dos Bombeiros de Marvão, de que foi presidente da Direcção.
José Manuel Bugalho foi Conselheiro Nacional do Serviço Nacional de Bombeiros, membro e depois presidente da Comissão de Gestão do Fundo de Protecção Social dos Bombeiros, e era Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros de Portugal.