O final de 2020 aproxima-se a passos largos, mas este ano, como todos as outras datas marcantes que aconteceram desde que a pandemia da Covid-19 invadiu o mundo, e o nosso País, será diferente, e com restrições apertadas para cumprir.
O início de 2021 chega com regras mais apertadas, que não pode esquecer:
– Dia 31 de dezembro há recolher obrigatório a partir das 23h00
Tal como anunciado pelo primeiro-ministro a 17 de dezembro, foi decretado o recolher obrigatório a partir das 23h00 de 31 de dezembro e das 13h00 de 1, 2 e 3 de janeiro.
As medidas da Passagem de Ano serão aplicadas a todo o país, ou seja, não há distinção entre concelhos nem em função do risco em que se encontram.
– Circulação entre concelhos
Se quiser circular entre concelhos poderá fazê-lo, mas só se viajar antes de quinta-feira, dia 31 de dezembro, e regressar depois de segunda-feira, dia 4 de janeiro. Entre este período é proibido circular entre concelhos.
– Restaurantes só podem estar abertos até às 22h30 na última noite do ano de 2020
O horário de funcionamento dos restaurantes, no dia 31 de dezembro, em Portugal Continental, só é permitido até às 22h30. Nos dias 1, 2 e 3 de janeiro estes estabelecimentos só podem ter as portas abertas até às 13h00, exceto para entregas ao domicílio.
– Estão proibidas festas públicas e ajuntamentos limitados
As festas públicas ou abertas ao público estão proibidas nestes dias e os ajuntamentos foram limitados a seis pessoas.
Não é aconselhável fazer a passagem do ano com amigos ou outros agregados familiares. No entanto, pode acontecer. Se optar por isso, não se esqueça de cumprir a distância física e cumprir as medidas sanitárias para evitar surtos.
Passar a meia-noite na rua, como é habitual em tantos locais de norte a sul do País é este ano PROIBIDO.
Na noite da passagem de ano, a PSP vai reforçar o efetivo nas ruas para evitar ajuntamentos a partir das 23:00. As autoridades aconselham a que os festejos decorram em casa.
A recomendação é para que não saia, mas se estiver a pensar passar o ano na casa de familiares ou amigos, a PSP recomenda que se desloque até às 23:00. A partir dessa hora passa a ser proibido circular nas ruas, até às 05:00 do dia 1 de janeiro, acautelando as devidas excepções.
A fiscalização vai ser feita em vários pontos do país e nas esquadras vão estar preparados elementos de prevenção em caso de necessidade.